Notícias

Notícia

Sistema com mais de 24 milhões de regras tributárias garante conformidade ao contribuinte

Segundo dados divulgados pelo Doing Business 2020, o contribuinte brasileiro levou cerca de 1,5 mil horas para preparar, declarar e pagar seus tributos. O número é maior do que em qualquer outro país

Segundo dados divulgados pelo Doing Business 2020, o contribuinte brasileiro levou cerca de 1,5 mil horas para preparar, declarar e pagar seus tributos. O número é maior do que em qualquer outro país.

Sabendo disso, a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a sistematizar a tributação de todos os segmentos nas 27 Unidades Federativas, consolidou uma base com mais de 24 milhões de regras tributárias, que possibilita que negócios de diferentes setores estejam em conformidade com o Fisco. A partir dessa “base-mãe”, são produzidas e atualizadas diariamente muitos bilhões de regras dos clientes da Systax, já que as regras que cada cliente recebe são o resultado de combinações entre as regras da “base-mãe” (uma modelagem lógica a partir das legislações federais, estaduais e municipais) e informações da operação dos próprios usuários (mercadorias, origem, destino, operação, finalidade, regimes e muito mais).

A legislação tributária brasileira é de grande complexidade e, tendo em vista este cenário, o banco de dados da Systax surge para facilitar a rotina das empresas, possibilitando que elas estejam em compliance. Atualmente, este acervo é utilizado, sobretudo, na atualização diária e automática das mudanças da legislação tributária diretamente nos softwares de gestão empresarial (ERPs) dos clientes da Systax. É utilizado, também, em frentes como parametrização fiscal, softwares de compras e logística, auditoria de NF-e e arquivos do SPED, entre outras.

Para operar essa imensa base de dados, a Systax conta com mais de 180 profissionais. “O Brasil tem um dos ambientes de negócios mais complexos do mundo, e é fundamental que a tributação seja um tema tratado adequadamente pelas empresas, sob pena de sérios impactos nos resultados e na imagem das companhias. Para isso, a tecnologia age como aliada fundamental, possibilitando que os negócios foquem no seu crescimento e expansão, enquanto a Systax se preocupa em apoiar a operação fiscal”, explica Thais Borges, Sócia e Diretora Comercial da Systax.

“Isso prova que o cenário é complexo e, justamente por esse motivo, acabamos consolidando uma base tão expressiva desde 2008. Isso mostra nossa capacidade de nos atualizarmos e estamos conectados com o mercado, gerando segurança para nossos clientes e a certeza de que nenhuma atualização tributária ‘escape’ do nosso mapeamento”, comenta Jerson Prochnow, CEO da Systax. “Somos os únicos a consolidar uma base deste porte e nossa expertise é um grande diferencial. Toda essa estrutura possibilita uma tributação muito mais ágil e assertiva às empresas”, conclui.

Da Redação do Portal Dedução