Notícias

Notícia

Como saber se uma pessoa está mentindo para você

Veja algumas maneiras de perceber que alguém não está sendo honesto em uma conversa

Para construir um bom ambiente de trabalho, o time precisa confiar em cada um dos colegas, criando uma relação de honestidade. Isso possibilita melhores resultados no trabalho. Apesar disso, sempre há pessoas no serviço que não contam a verdade.

Para tentar identificar essas situações de desonestidade, há sinais que podem ser observados. O Entrepreneur listou alguns desses sinais que te ajudam a notar que alguém está mentindo – e que nem mesmo dependem do que está sendo dito.

Esses sinais fazem parte da comunicação não verbal, ou seja, todas as formas de se comunicar que não dependem das palavras. Um exemplo é a expressão facial, que mostra como as pessoas se sentem a cada momento.

Microexpressões são expressões faciais que acontecem rapidamente. Elas são reações naturais que podem nos ajudar a entender as emoções que o outro está sentindo.

"Quando as pessoas tentam esconder como estão se sentindo, a expressão é reduzida no tempo de alguns segundos para uma fração de segundo, tão breve que você pode perder se piscar", diz psicólogo e autor Paul Ekman. "Aprender a ler as expressões faciais oferece uma vantagem nos negócios porque permite que você se comunique de maneira mais eficaz com os parceiros."

A linguagem corporal também é uma forma de comunicação não verbal. Por exemplo, braços cruzados na frente do peito geralmente são um sinal de defesa, enquanto cruzar as pernas pode indicar que alguém está precisando de privacidade.

Detectando mentiras

David Matsumoto, especialista em comportamento não verbal, diz que, para se tornar bom em detectar mentiras, o mais importante é observar. Ele explica que, quando a comunicação não-verbal não é condizente com as palavras, as pessoas tendem a desconsiderar as palavras faladas e se concentrar na linguagem corporal.

Independente da razão pela qual a pessoa está mentindo, é impossível esconder as emoções humanas completamente. Quando achar que alguém não está te falando a verdade, fique atento às emoções contraditórias. O desconforto pode gerar emoções de raiva, desprezo, nojo, medo, estresse e tristeza.

Também é útil observar os gestos fora do comum. Frequentemente, eles virão em dois ou mais gestos não-verbais que significam angústia. Pode ser uma elevação do ombro ou uma ruga na testa, por exemplo.

Não há um sinal universal para detectar a mentira, mas alguns aspectos não verbais podem significar que alguém não está sendo sincero:

  • Piscar muito
  • Olhar ao redor
  • Contato visual irregular
  • Inquietação
  • Toque corporal excessivo
  • Movimentos rápidos da cabeça
  • Fazer movimento de sim enquanto diz não, ou vice-versa
  • Ruborizar
  • Suar
  • Torcer os dedos

Todos esses são possíveis sinais, e não confirmações. Ainda assim, identificar essas características, levando em conta também o contexto da situação e o seu conhecimento sobre a pessoa, pode te ajudar a perceber mentiras, segundo os especialistas.