Notícias

Notícia

O papel fundamental da assessoria de comunicação no mundo corporativo

A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação. 

A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.

“Hoje, a alta digitalização da sociedade, abrangendo as relações, a economia, o trabalho, adiciona complexidade à atividade de quem assessora, pois requer a visão da comunicação 5.0, que envolve alcançar de maneira eficaz os públicos e mercados dos clientes nos ambientes on e offline, de modo integrado e multicanal”, afirma Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação.

A pessoa à frente dessa função geralmente possui formação em jornalismo ou relações públicas. Na prática, é quem cria estratégias de divulgação conforme os públicos (empregados, jornalistas, influenciadores), produz conteúdos (para imprensa, site, publicações etc.), faz contatos com jornalistas, prepara o cliente para entrevistas, orienta a arte-criação, gerencia redes sociais, entre outros.

“Quem assessora dialoga de perto com pessoas de outros setores como marketing, publicidade e com gestores corporativos. Então, todos esses profissionais podem ter um bom proveito atualizando conhecimentos na área, inclusive estudantes universitários de olho na carreira”, acrescenta Adriano.

A assessoria de comunicação, também conhecida como comunicação corporativa ou comunicação empresarial, é um mercado em expansão. Em 2022, essas atividades movimentaram, no Brasil, cerca de R$ 30,2 bilhões nas organizações com faturamento anual bruto acima de R$ 300 milhões.

O crescimento é de 6% em relação a 2021 e está acima do percentual de 2,76% que o mercado financeiro projetou para a média do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados constam em levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

**A Engaja Comunicação, em parceria com a Digital College, escola de habilidades digitais, realizam, no início deste ano, o Curso Master em Assessoria de Comunicação 5.0. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O objetivo é oferecer uma qualificação intensiva que atualize e incremente as habilidades nessa área, considerando a atual comunicação 5.0.